Home / Dicas / Especial ENEM 2016: 7 dicas essenciais para uma boa preparação!

Especial ENEM 2016: 7 dicas essenciais para uma boa preparação!

Especial-ENEM-2016O Enem 2016 já provoca uma movimentação por parte de estudantes em relação à preparação. Afinal, este é o exame que trará definições importantes para o futuro de milhões de jovens. Lutar por um lugarzinho ao sol requer muito esforço e dedicação e, para quem já está nesta fase, é hora de um engajamento maior e melhor planejado. Aliás, planejamento é fundamental para que tudo saia de acordo com as expectativas.

O professor Fernando Bentes do QConcursos traz dicas gerais e de suma importância para uma boa preparação para o Enem. Então, é isso! Hora de começar a trabalhar em prol do seu futuro melhor!

Acompanhe as dicas de Fernando Bentes:

1- Divida seu tempo entre a teoria e a prática, lendo o material do ensino médio, como apostilas e livros, assistindo a videoaulas na internet e fazendo exercícios de livros didáticos.

2- Faça as últimas cinco provas do ENEM como um teste de nivelamento, para saber em que disciplinas você é mais fraco e forte. Com base nelas, você poderá programar o que estudar mais ou menos.

3- Quando fizer as  últimas cinco provas do ENEM, procure se esforçar para entender o tipo de prova que está fazendo. Analise como as perguntas são construídas usando a interdisciplinariedade, ou seja, misturando o conhecimento de várias disciplinas. Assim, já estará acostumado ao tipo de prova que será submetido.

4. Ainda que seu objetivo seja o ENEM, não deixe de fazer provas passadas de vestibulares de universidades estaduais e particulares, pois você será treinado a fazer questões bem difíceis, que vão prepará-lo para a prova do ENEM, bem mais fácil.

5. Nas disciplinas de ciências naturais, como Física e Matemática, perca menos tempo na teoria e mais tempo na prática por meio de exercícios e questões passadas do ENEM e de Vestibulares.
6. A prova de redação do ENEM é decisiva. Consulte bons sites jornalísticos que abordam assuntos da atualidade, selecione um tema e treine fazer uma redação por semana, independente da sua escola ou cursinho. Depois, submeta esta redação à leitura de um parente com domínio razoável da Língua Portuguesa, como um professor de Letras ou Jornalista, para que ele faça uma avaliação de sua capacidade de comunicação escrita.
7. Leia livros que a crítica literária considera muito bons. Não selecione “best-sellers”, mas escolha autores que possuem linguagem simples e saibam se comunicar com clareza. Dentre outros, recomendo Miguel de Souza Tavares e as crônicas de Rubem Braga. Só escreve bem quem lê muito bem.

About Curso Teorema

Check Also

Dez dicas importantes para fazer uma boa redação

Dar atenção à redação é fundamental para o candidato ir bem no Exame Nacional do …

2 comments

  1. Bom dia

    Adorei site.

    Abraços!

  2. Bom dia

    Adorei site.

    Beijos!

    Amanda do descomplica